6 Coisas que você precisa saber sobre estudar no Reino Unido

Pensando em estudar em uma universidade no Reino Unido? Pois, muito bem! Nunca há um momento de tédio em uma universidade britânica, graças às fantásticas atividades do campus. Para ajudá-lo a começar, aqui estão seis coisas que você precisa saber sobre o sistema universitário e a vida estudantil no Reino Unido.

1. Você precisa se inscrever no UCAS

Para estudantes estrangeiros que se inscrevem em cursos de graduação no Reino Unido, o processo de inscrição não é diferente dos alunos domésticos. Você precisará se inscrever no UCAS, que regula e organiza os aplicativos para todos os alunos do Reino Unido. O UCAS calcula sua pontuação usando as notas que você conquistou em seu próprio país e também precisa escrever uma declaração pessoal que as universidades às quais você se inscreveu levarão em consideração. O prazo de inscrição do UCAS para o ano acadêmico a partir do outono é em janeiro do mesmo ano, embora você já tenha que se inscrever em outubro para Oxford e Cambridge. Os lugares são então atribuídos com base em suas notas e outros fatores na primavera e no início do verão. É importante lembrar que as ofertas que você receber se forem aceitas serão condicionais se você fizer seus exames finais do ensino médio na primavera ou no verão; Se você já tiver todas as suas notas quando se inscrever, receberá uma oferta firme ou uma rejeição. Preocupado em não entrar? Lugares extras nas universidades são designados no final do verão por meio do chamado sistema de “clearing”, que permite que muitos daqueles que obtiveram rejeições tenham um lugar na universidade no outono. Você pode descobrir exatamente como o processo funciona no site da UCAS. Eles até têm vídeos úteis que explicam muito bem o sistema de aplicativos.

2. Há ajuda se você precisar!

Não entre em pânico se tudo parecer um pouco intimidador ou se você não atender a todos os requisitos, principalmente no idioma. Há organizações que podem te ajudar, esteja você querendo um curso de graduação, mestrado ou doutorado. Isso inclui as próprias universidades e escolas de idiomas que oferecem programas que se concentram em elevar o seu nível de inglês e ajudá-lo a se candidatar a sua universidade dos sonhos.

3. Escolha a Universidade sabiamente

Existem centenas de universidades no Reino Unido e sua experiência dependerá da área ou cidade em que sua universidade se encontra. Deseja custos de vida mais baratos, mas uma temperatura mais fria? Siga para o norte. Quer um estilo de vida de praia, mas o preço e os volumes de estudante para acompanhá-lo? Confira a costa sul. Sentir como é viver a vida de cidade grande e não se importar em pagar um pouco mais? Londres é sua melhor escolha. Quer o prestígio e a atmosfera acolhedora de uma antiga cidade universitária? Oxford ou Cambridge combinam perfeitamente com você.

4. Conheça o Sistema

Os métodos e estilos de ensino podem ser diferentes no Reino Unido do que no seu país de origem. As universidades do Reino Unido tendem a dar muita ênfase ao estudo independente e à responsabilidade pessoal sobre o seu aprendizado, além de oferecer mais liberdade para você escolher exatamente quais cursos você fará. Ao contrário do estudo universitário nos EUA (que funciona com base em um assunto principal com vários assuntos gerais “secundários”), seu programa de estudos no Reino Unido focará apenas em um assunto durante os três anos inteiros – então, o melhor é certificar-se de que você uma ideia clara do que você quer que sua futura carreira seja antes de selecionar seu curso. A classificação e os exames também podem ser um pouco diferentes; as notas vão de “Primeiro” (a melhor nota, equivalente a A nos EUA) a “2: 1” ou “2: 2” a “Terceiro”, o que significa que você passou, mas obteve a nota mais baixa. Ensaios, exames finais e seu grau serão todos classificados assim.

5. Abrace a Cultura!

Prepare-se para se tornar fluente em inglês! Viver e estudar no Reino Unido é a maneira perfeita de mergulhar na língua e na cultura britânica. Você não apenas ouvirá e usará o inglês em todas as suas aulas e, com seus professores, provavelmente acabará falando inglês o dia todo com seu novo grupo internacional de amigos! A London School of Economics, por exemplo, conta com estudantes de mais de 140 países, portanto, é garantido que você encontre pessoas de todo o mundo.

6. Ofertas para Estudantes!

Os estudantes no Reino Unido tendem a comprar muitas coisas – de livros a gadgets tecnológicos, e é por isso que as marcas os amam tanto. Como essas empresas mostram seu amor? Com coisas grátis, claro! Os vales-estudantes oferecem descontos incríveis em tudo, desde roupas a viagens até móveis, e a maioria das universidades realiza feiras para novos alunos durante as primeiras semanas de aula, com muitos brindes. Embora seja mais difícil obter ofertas de livros, você sempre pode procurar livros didáticos de segunda mão, compartilhá-los com seus colegas de classe ou vender seus novos livros quando tiver acabado de ler, para recuperar algum dinheiro (lembre-se de não escrever neles para que eles estejam em boas condições!) Para economizar dinheiro, você também deve visitar a biblioteca da universidade sempre que puder; muitos livros didáticos podem ser emprestados e você não precisará comprá-los.